Pedalar…

Pedalar...

Abaixo uma matéria que contribui para o site M de Mulher:

Seja para dar adeus às gordurinhas, cuidar da saúde ou adotar um meio de transporte sustentável, não faltam motivos para você curtir ótimos momentos sobre duas rodas. Fique por dentro dos benefícios das pedaladas e tire sua bicicleta agora mesmo da garagem!

1- É superdivertido: Você faz atividade física enquanto vê a paisagem passar, sentindo o vento no rosto. Uma delícia! E nos fins de semana, pode aproveitar o contato com a natureza, seja em passeios nos parques ou em trilhas emocionantes, na companhia dos amigos. “Já quem adota a bicicleta estacionária, o famoso spinning, pode praticar o exercício com muito som, luzes e animação”, comenta Juliana Romantini, professora da academia Companhia Athletica Anália Franco.

2- Os riscos de lesões são mínimos: É uma atividade sem impacto e oferece poucos riscos de lesões nas articulações. Por isso, é uma ótima opção para quem está acima do peso e quer entrar em forma. Ao contrário do que se pensa, os joelhos não sofrem impacto.

3- Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos, contribuindo para a diminuição da pressão, que é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

4- Eleva a imunidade: A prática da bicicleta estimula o sistema imunológico e estimula a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

5- Melhora a respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

6- Emagrece pra valer: Quando combinada com uma dieta equilibrada, a atividade auxilia no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso. Em apenas 40 minutos de pedaladas, você pode queimar aproximadamente 300 calorias!

7- O corpo fica firminho: “Pedalar tonifica e define os músculos abdominais e dos membros inferiores, principalmente quadríceps, glúteos e panturrilhas”, explica Juliana.

8- Combate o estresse, a depressão e a insônia: “As pedaladas elevam os níveis de serotonina (conhecido como o hormônio da felicidade), que atua diretamente no sistema cerebral, causando maior sensação de relaxamento e bem-estar”, afirma Juliana.

9- Faz bem ao meio ambiente: A queima de combustível do carro produz o dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Ao andar de bike, portanto, você ajuda a salvar o planeta porque evita jogar poluentes na atmosfera!

Para pedalar sem risco:

– Utilize sempre a mão de direção correta.

– Não pedale nas calçadas ou entre carros.

– Sinalize suas mudanças de pista. Acione a buzina ou campainha para indicar suas manobras.

– Respeite os pedestres e a faixa reservada para eles.

– Use roupas e acessórios coloridos e reflexivos, principalmente se pedala à noite.

– “Invista no kit de segurança: use capacete, óculos, luvas e sapatilhas ou calçados antiderrapantes”, alerta a professora Juliana.

– Evite fones para escutar música, concentre-se no percurso e no trânsito.

– Fuja das avenidas e ruas movimentadas, procure circular nas ciclovias.

– Aplique filtro solar nos braços, rosto, lábios, pescoço e orelhas.

– Nunca pratique exercícios em jejum. Faça uma refeição leve e saudável antes de pedalar.

– Leve uma garrafa de água e hidrate-se com frequência.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/extra/projeto-verao/2012/10/nove-motivos-para-andar-de-bike/

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Um pensamento sobre “Pedalar…

  1. Reblogged this on Criatividade e Inovação todo diae comentado:
    Muito bom este post da Juliana sobre Pedalar. Recomendadíssimo.
    Seja para dar adeus às gordurinhas, cuidar da saúde ou adotar um meio de transporte sustentável, não faltam motivos para você curtir ótimos momentos sobre duas rodas. Fique por dentro dos benefícios das pedaladas e tire sua bicicleta agora mesmo da garagem!

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