Pilates na água?

O professor Alexandre Angelotti fala hoje de Pilates na água, confiram…

Ju Romantini

Os exercícios de Pilates foram adaptados para a piscina, nele alonga-se o corpo inteiro com exercícios e condicionamentos originais desta prática, construindo um núcleo mais forte (abdominais e região posterior), movendo-se do interior para fora. Desenvolvendo a força e a flexibilidade com fluidez e graça, melhorando a consciência da postura corporal.

Imagem

Mas nem todos os movimentos de Pilates podem ser utilizados na água. Alguns podem ser mais facilmente executados e muitas vezes realizados de forma mais confortável por mais tempo do que em terra. Isso é especialmente benéfico para pessoas com algum distúrbios, sindromes ou patologia músculo-esquelética como osteoartrite e degeneração discal.

Pilates na água têm seus princípios baseados na Cinesiologia e na Biomecânica aliados aos princípios físicos da água, o que proporciona uma execução segura, livre de compensações e sobrecargas indesejadas. Pela característica da técnica de trabalhar globalmente o corpo e não ficar restrita ao foco da lesão, ela se aplica tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura e/ou da articulação afetada na fase da pós-reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecido pelo Pilates na água facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência, permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida.

ImagemImagem

Além de tudo isso o Pilates traz ainda muitos outros benefícios como:

–  Controle respiratório;
– Aumento da auto-estima;;
– Proteção das articulações
– Equilíbrio entre corpo e mente;
– Condicionamento físico;
– Força;
– Aumento da resistência física;
– Alongamento e maior controle corporal;
– Correção postural;
– Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
– Aumento da concentração;
– Relaxamento;
– Alívio do estresse

Otimo!

Bora pra água!

Alexandre Angelotti

Personal Trainer

Contato: alexandreangelotti@hotmail.com

Um pensamento sobre “Pilates na água?

Deixe um comentário